Essa não é uma conversa fácil.
Quando a gente escolhe sair do Brasil, nós sabemos o porquê disso, e podemos elencar os motivos que não nos faziam plenamente satisfeitos lá.
Quando a gente decide mudar, temos várias expectativas, ideias para o futuro e, na maioria das vezes, enxergamos na mudança a solução para muitos problemas. Imaginamos uma vida mais feliz, realizada e completa. Uma vida melhor.
Mas os planos nem sempre se concretizam como a gente sonhou.
O novo país tem coisas boas, mas também tem outras ruins. A gente não vem preparado para tudo que pode acontecer e, de repente, pode se deparar com situações que não nos fazem bem.
E além disso, os anos passam, a gente aprende, a gente muda. Mudam-se as prioridades, os desejos, a forma de olhar o mundo.
Então, é natural que no processo, muitas pessoas queiram voltar ao Brasil. E não há absolutamente nada de errado com isso.
Minha sugestão é que você não olhe para essa vontade de voltar com vergonha ou uma sensação de que a experiência aqui não deu certo. Porque nessa fase é preciso coragem para lidar com os sentimentos que aparecem, buscar entendê-los e não reprimi-los.
Só assim você vai conseguir tomar uma decisão. Não a decisão certa, não a mais aceita pela sociedade, mas aquela que vai te fazer se sentir melhor.
Se precisar de ajuda para navegar esses sentimentos difíceis, conte comigo.