Você se sente inferior ao se comparar com outros imigrantes?

A comparação com outras pessoas costuma gerar muita tristeza e frustração. Por isso, eu gostaria de te convidar para refletir sobre o tema.

Quando a gente vive em um grupo de imigrantes ou expatriados, tendemos a nos comparar com outras pessoas vivendo essa experiência, e muitas vezes, isso gera frustração, insegurança, sentimentos de desvalorização em relação a nós mesmos. Pode ser que você sinta que não fala o idioma tão bem, que sua carreira não está seguindo um rumo tão legal, que você não tem relações tão boas quanto outras pessoas. 

Mas eu gostaria de te mostrar um outro lado. Talvez você sinta que não fala o idioma tão bem, pois frequenta lugares em que as pessoas já têm um nível melhor e você pode só não estar enxergando todas as outras pessoas que ainda estão dando o primeiro passo. 
Ou então, você está olhando as conquistas de outras pessoas baseando-se no que elas postam nas redes sociais e, convenhamos, ninguém fica compartilhando suas falhas no Instagram, né?

As pessoas também têm histórias de vida completamente diferentes e isso influencia a jornada e o tempo de cada um ao viver essa experiência.

O fato é que a gente nunca se compara com uma versão completa de outras pessoas. Nós nos comparamos com partes que as pessoas nos mostram ou que nós escolhemos ver. Mais valioso do que ficar olhando o que falta é enxergar as características que você carrega dentro de si por ter escolhido morar fora: determinação, resiliência, flexibilidade, coragem, vontade de aprender.

Quanto àquilo que você sente que está faltando, não esqueça que sempre há oportunidade de aprender e se desenvolver.

Compartilhe:

Conteúdos recentes

Vamos conversar?

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de mais informações, entre em contato.
Você também pode agendar uma consulta inicial gratuita para nos conhecermos melhor.