Quando a gente deixa de se sentir estrangeiro?

Você gostaria de saber a resposta para essa pergunta? Então venha ler a reflexão que trago aqui.

Se sentir como estrangeiro é um sentimento comum para muita gente, não importa o tempo de vida no país. Já ouvi alguém com 24 anos de vida fora do Brasil trazer as mesmas questões de quem está há 3 anos fora. Isso porque, não é o fator tempo que interfere nesse caso e sim o fator psíquico ou o próprio processo de adaptação, que pode ser diferente para cada um.

Hoje, eu não quero trazer uma lista de coisas que você poderia fazer para lidar com esse sentimento. Minha ideia é trazer apenas uma reflexão: será que a gente precisa se esforçar tanto para se sentir menos estrangeiro? 

Talvez, o que a gente precise, é aceitar que somos diferentes de outras pessoas que têm raízes profundas em um lugar só. Nós temos um pé lá e outro pé aqui. Trazemos bagagens de um lado e misturamos com a realidade do outro. Talvez nós sempre sejamos os diferentes, os estrangeiros. E talvez essa seja uma parte importante da nossa identidade.

Ser estrangeiro faz com que a gente tenha um olhar mais amplo e enxergue aquilo que as pessoas do país não enxergam, também permite ter um olhar diferente para o nosso próprio país e para a nossa cultura.

Compartilhe:

Conteúdos recentes

Vamos conversar?

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de mais informações, entre em contato.
Você também pode agendar uma consulta inicial gratuita para nos conhecermos melhor.