Por mais enriquecedor que um relacionamento intercultural possa ser, é importante reconhecer alguns desafios comuns que fazem parte da relação a dois. Vamos falar um pouco mais sobre alguns deles?
- Falar sobre frustrações e desconfortos já é desafiador em nosso idioma e fica mais complicado em outra língua. Às vezes falta vocabulário e sobra insegurança se seremos bem compreendidos ou não.
- Quando o outro fala ou faz algo que não te faz bem, você não sabe se aquilo é cultural ou se é da pessoa mesmo. Isso pode nos deixar em dúvida sobre como reagir, como abordar o assunto e o que fazer.
- Cada cultura tem diferentes hábitos de organização, limpeza, horários e alimentação. Imagina como isso pode afetar a dinâmica do relacionamentos!
- Na relação com amigos e família do país de origem de um dos parceiros, a pessoa que não fala o idioma pode se sentir excluída quando todos ao seu redor estão conversando.
- Há ainda as expectativas de um dos parceiros para que o outro se adapte à cultura e tenha uma vida própria e independente no novo local o quanto antes.
- Além disso, muitas vezes um não entende “de onde veio o outro”, as referências são diferentes e situações corriqueiras pra um não dizem absolutamente nada ao outro.
Uma boa comunicação pode ser a chave para lidar com várias das questões que falamos acima. Falar sobre as diferenças, explicar o que parece óbvio, expressar desejos e incômodos, quando um casal consegue fazer isso, muitos problemas são resolvidos. Pode parecer simples, mas a comunicação é um desafio grande até mesmo para casais da mesma cultura.
O segredo é exercitar bastante essa habilidade e buscar formas eficazes de comunicar aquilo que se sente e se deseja.
Caso tenha muitas dificuldades nesse aspecto, você também pode buscar ajuda profissional. Ofereço uma conversa inicial gratuita caso queira conhecer melhor meu trabalho. Basta agendar aqui.